A cirurgia ortognática é realizada para a correção das desproporções maxilomandibulares, proporcionando melhora na estética facial e estabelecendo uma harmonia entre as estruturas anatômicas, possibilitando mudança das caracteristicas miofuncionais orais que encontram-se alteradas.
O espaço intra-oral, o tamanho e a forma dos ossos sofrerão mudanças que, consequentemente, modificarão a posição dos tecidos moles, provocando alterações nas funções estomatognáticas. O tratamento fonoaudiológico proporcionará adequação da musculatura perioral, postura global, propriocepção, sensibilidade, mastigação, deglutição, respiração e da articulação da fala.
O ideal é que o paciente seja encaminhado no pré-operatório para avaliação fonoaudiológica onde inicia-se o trabalho de conscientização dos padrões alterados, retirada de hábitos parafuncionais e adequação da musculatura e das funções estomatognáticas, quando houver condições anatômicas, ou quando as alterações musculares forem importantes, além de orientações relacionadas à alimentação, higiene bucal e cuidados pós-cirúrgicos relacionados à postura de repouso de lábios e de língua.
No pós cirúrgico haverá intervenção durante o uso do bloqueio intermaxilar limitando-se à sensibilidade, relaxamento e posturas de lábios e lingua. Após a retirada do bloqueio será realizada a avaliação completa do paciente buscando identificar alterações dos órgãos miofuncionais quanto a mobilidade, tonicidade e sensibilidade, o objetivo inicial será a reintrodução gradativa da alimentação sólida, e posteriormente adequação das funções estomatognáticas, tônus muscular e mobilidade, além da automatização da postura de lábios e Língua e eliminação de sequelas sensitivas.