Analisa o processo de ensino-aprendizagem normal e patológico bem como a influência do meio ambiente (familia, escola, sociedade) neste processo com o objetivo de promover situações que facilitem um desenvolvimento mais adequado para aprendizagem, resgatanfo o prazer de aprender.
A Psicopedagogia é um campo do conhecimento em Educação e Saúde que se ocupa do educando em seu processo de ensino-aprendizagem. Pode-se dizer que o psicopedagogo é um "clínico geral, pois leva em conta, com o mesmo grau de importância, tanto os aspectos físicos como os psicológicos e os sociais. A intervenção psicopedagógica implica em um trabalho terapêutico (clínico) ou preventivo (institucional).
Qual a formação da psicopedagoga?
É o profissional com graduação em Pedagogia ou em áreas da saúde e da educação que tem especialização em Psicopedagogia através do curso de Pós-Graduação Lato Sensu.
Quem deve indicar a avaliação psicopedagógoca?
A avaliação psicopedagógica geralmente é indicada pela escola. A indicação também ocorre por psicólogos, pediatras, neurologistas, fonoaudiólogos e profissionais afins. Em alguns casos os próprios pais procuram o atendimento psicopedagógico por sentirem-se apreensivos e ansiosos com o desempenho escolar de seus filhos.
Como ocorre a avaliação psicopedagógica clínica?
No primeiro encontro com o especialista, os pais expõem a queixa e relatam o desenvolvimento do filho até o presente momento. Os dados coletados neste encontro oferecem pistas para a avaliação. Depois o especialista realiza algumas sessões com o educando nas quais faz a avaliação psicopedagógica propriamente dita.
Com o término da avaliação o especialista faz a devolutiva da mesma para os pais e orienta-os sobre a intervenção mais adequada.
A partir de que idade pode-se fazer uma avaliação psicopedagógica?
A avaliação psicopedagógica é recomendada em qualquer época da vida escolar em que as dificuldades do aluno sejam perseverantes e prejudiquem o processo do ensino- aprendizagem.
Há distinção entre o acompanhamento psicopedagógico e a aula particular?
Sim. O professor particular trabalha basicamente com os conteúdos escolares, já o psicopedagogo trabalha com as habilidades que envolvem questões cognitivas, afetivas, psicomotoras e lingüísticas necessárias para que o aluno compreenda os conteúdos escolares.