Terapias de Reprocessamento Cerebral

Terapias de Reprocessamento Cerebral

EMDR – Uma nova forma de terapia

EMDR é uma nova forma de psicoterapia que permite tratar vários sintomas emocionais traumáticos, tais como transtornos de ansiedade (pânico, fobias e transtorno de estresse agudo e Transtorno de Estresse Pós-Traumático-TEPT), depressão, bem como distúrbios psicossomáticos (fibromialgia, fadiga crônica) e mais recentemente pacientes com transtornos de personalidade e psicóticos, quando estabilizados. EMDR é uma sigla em inglês que significa dessensibilização e reprocessamento através dos movimentos oculares. Foi desenvolvida nos EUA, na década de 80. Reconhecida pela OMS, Organização Mundial de Saúde como a técnica número 1 para trabalhar traumas. Com o EMDR o paciente tem a possibilidade de reprocessar experiências traumáticas e os sentimentos, sensações e pensamentos que acompanham essas experiências ruins. Há mais de uma hipótese para explicar os resultados do EMDR, a abordagem não consiste em apenas estimulação bilateral (visual, tátil ou auditiva), o que acontece é uma integração entre os hemisférios direito e esquerdo, o que possibilita que o próprio cérebro do paciente faça novas conexões e encontre novos caminhos. Com a estimulação dos dois hemisférios conteúdos emocionais e racionais são ressignificados. A terapia é de reprocessamento cerebral, quem faz todo processo é o cérebro. Lembrando que trauma não precisa ser algo trágico, pequenas humilhações podem provocar efeitos prejudiciais com impactos negativos na autoestima e promovem abalos tão profundos quanto a eventos catastróficos. Algumas estimulações são feitas e a memória perturbadora reduz o poder de incomodar o paciente. Podem surgir insights, ou seja, entendimento de superação e de fato novos caminhos.

Brainspotting

É um método que visa identificar, processar e liberar as fontes neuropsicológicas de dores físicas, emocionais, traumas e uma série de outros sintomas. O Brainspotting nos oferece uma ferramenta dentro da relação clínica para que o paciente possa localizar, enfocar, processar e liberar experiências e sintomas que estão fora do alcance da mente consciente, de sua capacidade cognitiva e até mesmo linguística. Atua em áreas profundas e primitivas do cérebro possibilitando reações adaptativas de equilíbrio e sobrevivência em relação aos temas trabalhados. É um tratamento com consequências positivas em nível psicológico, emocional e físico.

O que ocorre durante o Braisnpotting?

O terapeuta solicita ao paciente que entre em contato com temas específicos a serem trabalhados. Após a escolha do tema, o cliente avalia o nível de ativação ou perturbação, o quanto o tema ainda é desconfortável. Por meio de ângulos visuais, o paciente é capaz de reprocessar e liberar esse material emocional profundo.

LOCALIZAÇÃO/CONTATO

Contato: 61 3245 11 60

Email: faleconosco@clinicaintegrarcognitiva.com.br

Endereço: SEPS 714/914 Sul Lt. 3 Bl. A - Ed. Porto Alegre Salas 01/309/311 - Brasília/DF

FACEBOOK FANPAGE