Reabilitação Labiríntica

A Clínica Integrar Cognitiva conta com um espaço especialmente elaborado para a Reabilitação Labiríntica. Contamos com profissionais qualificados para realizar a reabilitação personalizada e para todas as idades, adequando o equilíbrio de acordo com as necessidades individuais do paciente.

Os exercícios bem aplicados e personalizados proporcionam melhora total dos sintomas, ou então, contribuem na diminuição da intensidade e frequência da tontura. Os resultados são obtidos já desde as primeiras sessões, podendo chegar a aproximadamente 2 meses de tratamento.O tratamento consiste na realização de exercícios planejados pelo fonoaudiólogo para cada paciente, sendo focados na redução da tontura e dos problemas visuais, melhora no equilíbrio estático e dinâmico e aumento do nível de atividade física. Os exercícios são personalizados e variam dependendo do tipo da lesão vestibular e sintomas associados. Inicialmente esses exercícios são realizados em consultório e, após orientações ao paciente, é possível realizar os exercícios em casa.

Com é o Tratamento?

A reabilitação labiríntica promove a recuperação funcional do equilíbrio, eliminação dos sintomas, melhora da qualidade de vida proporcionando retorno às atividades diárias, redução do medo e ansiedade pela recuperação da auto-estima e confiança.

Quais os Benefícios com a reabilitação?

É importante procurar um médico otorrinolaringologista para que sejam realizados os exames necessários para investigar se há comprometimento no labirinto. Após essa avaliação, o médico definirá se a reabilitação labiríntica é indicada. Em caso positivo, deve-se procurar um fonoaudiólogo que atue na área para iniciar o tratamento.

O que fazer Diante Desses Sintomas?

A alteração no sistema vestibular pode provocar tonturas (rotatórias ou não), dores de cabeça, náuseas e vômitos, desequilíbrio ou quedas, sensação de flutuação, zumbido, dificuldade de ouvir, dores na coluna cervical, dentre outros sintomas.

Quais são os Sintomas Comuns?

Através da reabilitação promove-se o reajuste dos sinais visuais, proprioceptivos e vestibulares (equilíbrio) controlando os sintomas e permitindo que o paciente volte a executar movimentos que estava acostumado antes do surgimento da tontura.A reabilitação labiríntica ou vestibular é um tratamento através de exercícios específicos que tem como objetivo reduzir os sintomas de desequilíbrio e tontura associado à patologia vestibular. Tem sido considerada uma modalidade de tratamento não invasiva e segura para pacientes com desequilíbrio crônico de causas variadas.

O que é Reabilitação Labiríntica?

A tontura e o desequilíbrio são queixas frequentes em consulta médicas. No entanto, a tontura não é uma doença, mas sim um sintoma que pode ser decorrente de desordens labirínticas ou de dificuldades não relacionadas com a orelha interna, tais como problemas cardiovasculares, neurológicos, metabólicos, visuais ou desordens psicológicas. Entretanto, grande parte das pessoas que relatam tontura apresenta problemas no sistema vestibular, sendo indicada a reabilitação labiríntica ou vestibular.

LOCALIZAÇÃO/CONTATO

Contato: 61 3245 11 60

Email: faleconosco@clinicaintegrarcognitiva.com.br

Endereço: SEPS 714/914 Sul Lt. 3 Bl. A - Ed. Porto Alegre Salas 01/309/311 - Brasília/DF