Oratória

Oratória

Voz e a Sua Iportânia

A voz é o som produzido pela vibração das pregas vocais, localizadas na laringe, quando o ar sai dos pulmões. Esse som é ‘moldado’ e articulado por estruturas como nariz, garganta, língua, lábios e boca.
A voz transmite aspectos da nossa personalidade, humor, idade, ambiente, situação de comunicação, além de ser um veículo dos nossos sentimentos e emoções.
Para os profissionais que tem a voz como instrumento de trabalho, ter uma voz saudável e adequada, possibilita maior eficiência na relação interpessoal, sendo fundamental para o desempenho profissional assim como para o relacionamento social.

Alguns Cuidados Com a Voz
  • eba goles de água em temperatura ambiente, principalmente durante o uso intenso da voz;
  • Faça uma alimentação leve antes de usar a voz profissionalmente, evitando também chocolate e derivados do leite;
  • Antes de usar a voz, prefira alimentos cítricos e maçã;
  • Evite o café, bebidas gasosas e o cigarro;
  • Não utilize balas de menta, sprays, bebidas alcoólicas na tentativa de “melhorar” a voz;
  • Evite roupas apertadas, principalmente no pescoço e abdômen durante o uso da voz;
  • Evite pigarrear (raspar a garganta), prefira beber um pouco de água ao invés de pigarrear;
  • Modere o uso do ar condicionado, e sempre beba água quando estiver em ambientes com ar condicionado ligado;
  • Faça sempre aquecimento e desaquecimento vocal;
  • Evite gritar ou falar com muita intensidade;
  • Quando estiver gripado ou com quadros de alergia, evite falar em demasia;

Comunicação

A boa comunicação é uma competência cada vez mais exigida atualmente. Pessoas que se comunicam bem tendem a estar em posição de destaque; ao passo que o crescimento profissional exige boa performance comunicativa.
O conhecimento das estratégias comunicativas e seu uso correto garantem ao orador a transmissão de segurança, credibilidade, além do poder de persuasão e envolvimento do(s) interlocutor(es).
Os recursos comunicativos envolvem aspectos vocais e corporais. Em relação à voz é importante o uso do correto da entonação, ênfase, tom de voz, projeção vocal; ao passo que no âmbito corporal é fundamental uma boa postura, articulação (dicção), expressão facial, olhar e gestos adequados.
A consciência e treinamento desses recursos garantirão uma performance comunicativa de impacto, seja no ambiente pessoal ou profissional.

Nosso Programa

O treinamento é individual e personalizado de acordo com a demanda comunicativa do cliente. O programa se destina a professores, empresários, estudantes, candidatos a concursos públicos (prova oral), líderes, palestrantes ou qualquer pessoa que busque aprimorar a comunicação.

Conteúdo abordado:
  • Desenvolvimento das habilidades comunicativas (articulação, ênfase, pausas, entonação, dentre outros);
  • Utilização de recursos não-verbais (gestos, expressão corporal);
  • Psicodinâmica vocal;
  • Identificação de barreiras verbais e corporais na comunicação;
  • Organização do discurso oral;
  • Análise computadorizada de voz;
  • Linguagem eficaz: assertividade, segurança, clareza e coerência;
  • Diferentes perfis comunicativos e canais de comunicação;
  • Preparação para apresentações em diferentes contextos.

LOCALIZAÇÃO/CONTATO

Contato: 61 3245 11 60

Email: integrar@clinicaintegrarcognitiva.com.br

Endereço: SEPS 714/914 Sul Lt. 3 Bl. A - Ed. Porto Alegre Salas 01/309/311 - Brasília/DF

DEIXE AQUI A SUA AVALIAÇÃO

Avalie nossos serviços, deixe a sua opinião de como foi a sua experiência com a gente!

No Google basta procurar por Clínica Integrar Cognitiva e clique em "Ler avaliações" ou através do link: Adicionar Avaliação