Fonoaudiologia e Estética Facial

Fonoaudiologia e Estética Facial

Desenvolvida pelos fonoaudiólogos especialistas em Motricidade Orofacial a abordagem Fonoaudiológica na Estética Facial busca a suavização de rugas e marcas de expressão. É uma nova forma para quem busca o rejuvenescimento facial de forma natural, sem cortes ou intervenções cirúrgicas. Tal objetivo é alcançado através do reequilíbrio das funções estomatognáticas e do relaxamento da musculatura da face, modificando o uso da musculatura facial para corrigir possíveis distúrbios da mastigação, deglutição, respiração, sucção e fala.

Com uma proposta não invasiva, a Fonoaudiologia Estética da Face tem por objetivo atenuar os sinais de envelhecimento, promovendo harmonia facial. Na intervenção terapêutica, o fonoaudiólogo atua nos músculos envolvidos na formação de cada ruga, respeitando a correlação entre os grupos musculares dos terços da face, reorganizando a dinâmica da mímica facial e adequando as funções de mastigação, de deglutição e de fala.

O conhecimento do fonoaudiólogo sobre diagnóstico, aperfeiçoamento e reabilitação dos aspectos estruturais e funcionais das regiões orofacial e cervical o credita para atuação nesta área, promovendo um equilíbrio funcional e estético na face por meio de técnicas de relaxamento, alongamento, massagem, tonificação e fortalecimento muscular, trazendo consciência e reeducação para uma utilização equilibrada dos músculos da face nas funções diárias, associando a terapia convencional a recursos como a bandagem elástica, laserterapia, eletroestimulação e crioterapia para auxiliar em tal processo. Sendo assim, atua-se em três aspectos: na função (reorganizando a mímica e adequando as funções estomatognáticas); na pele (indiretamente, favorecendo a vascularização e a tonificação); nos músculos (adequando a contração e promovendo alongamento). Como resultado, obtém-se suavização de rugas e marcas de expressão e a melhora na definição de contornos que contribuem para o rejuvenescimento do rosto.

Referências

Toledo PN. Fonoaudiologia e Estética: a motricidade orofacial aplicada na estética da face. São Paulo: Lovise; 2006
Frazão Y, Manzi S. Eficácia da intervenção fonoaudiológica para atenuar o envelhecimento facial. Rev. CEFAC 2010; ahead of print, pp. 0-0.

LOCALIZAÇÃO/CONTATO

Contato: 61 3245 11 60

Email: integrar@clinicaintegrarcognitiva.com.br

Endereço: SEPS 714/914 Sul Lt. 3 Bl. A - Ed. Porto Alegre Salas 01/309/311 - Brasília/DF