Apraxia da Fala

Apraxia da Fala

O ato de falar envolve nosso cérebro, partes da nossa face, da boca, língua, mandíbula, os músculos que estão ao redor destas partes, e os caminhos do cérebro até os músculos. Seguir esses caminhos para descobrir como falar é a grande dificuldade das crianças com apraxia.

O que é a Apraxia de fala?
Apraxia de Fala na Infância é um grave distúrbio motor na fala (neurológico) que afeta a habilidade da criança em produzir e sequencializar os sons da fala. A criança tem a idéia do que quer comunicar, mas seu cérebro falha ao planejar e programar a sequência de movimentos/gestos motores da mandíbula, dos lábios e da língua para produzir sons para formar sílabas, palavras e frases. A criança parece ‘não saber’ o que fazer com sua boca. Geralmente, são crianças que compreendem a linguagem bem, mas falar é um grande desafio para elas. Elas não conseguem planejar os movimentos para a fala ocorrer, no tempo certo, na ordem certa, para que as palavras sejam produzidas. A fala dessas crianças é muito limitada, com pobre repertório de palavras e fala de difícil compreensão. Quanto mais extensa a palavra, maior a dificuldade.

Toda criança com dificuldade  no desenvolvimento da fala, terá Apraxia?
Não! Vários motivos podem causar um atraso ou dificuldade no desenvolvimento da fala. É importante que o profissional, ao avaliar uma criança com dificuldade na fala, possa também considerar a possibilidade desse diagnóstico.

Como ajudar?
  • Procure o diagnóstico correto com um(a) fonoaudiólogo(a) que tenha experiência com crianças e no desenvolvimento da fala e linguagem.
  • Terapia fonoaudiológica individual e intensiva, adequadamente planejada, para que possa dar oportunidades à criança de praticar o planejamento, a programação e a produção adequada dos movimentos da fala.
  • Se necessário, busque uma forma alternativa ou complementar de comunicação.
  • Pais e cuidadores devem estar envolvidos no processo terapêutico e ajudar em casa. O treino em casa é fundamental para ajudar no resultado do tratamento.

LOCALIZAÇÃO/CONTATO

Contato: 61 3245 11 60

Email: faleconosco@clinicaintegrarcognitiva.com.br

Endereço: SEPS 714/914 Sul Lt. 3 Bl. A - Ed. Porto Alegre Salas 01/309/311 - Brasília/DF

FACEBOOK FANPAGE